Uri Valadão - Bodyboarder Profissional

Campeão Mundial de Bodyboarding 2008 | 2008 Bodyboarding World Champion
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Receba informativos sobre
Uri Valadão:

Carboidrato no Surf

Terça, 7 de Agosto de 2012, 11h50 - última atualização: 28/11/2012 19:59
Por Khael Valadão
Khael Valadão faz avaliação com seu irmão Uri. Foto: arquivo pessoal

Khael avaliando a medida corporal (percentual de gordura) de Uri. Foto:arquivo pessoal

Khael foi o responsável por iniciar Uri no Bodyboard... Foto: arquivo pessoal Uri a dá suas primeiras

Além de Nutricionista Khael também pega altas ondas... Foto: arquivo pessoal.


O nutricionista Khael Valadão formado pela Universidade Federal da Bahia, atua há mais de 10 anos na área da nutrição Clínica e Desportiva. Surfa de bodyboarding há 22 anos e é irmão do campeão mundial Uri Valadão. Khael, nesta matéria, dá algumas dicas sobre carboidratos no Surf e destaca sua importância para manter o alto rendimento no esporte.

Os carboidratos são os principais nutrientes utilizados nos exercícios físicos. Quanto mais intenso e explosivo for o exercício, mais carboidratos são requeridos pela musculatura para conseguir a energia necessária para a contração muscular. Tanto os músculos como o fígado conseguem armazenar carboidrato na forma de glicogênio, o qual é liberado aos poucos na forma de glicose durante os exercícios.

Os estoques de glicogênio são relativamente pequenos e tendem a se esgotar após cerca de 2 horas de exercícios. Por isso, surfar continuamente durante períodos longos de tempo podem promover perdas de massa muscular, aumentar os riscos de lesões e reduzir a performance na medida em que o glicogênio é consumido.

Muitos praticantes de atividade física, inclusive os que pegam onda, possuem o mau hábito de realizar exercícios no começo da manhã em jejum, o que não é recomendado, já que o longo periodo noturno sem alimentação reduz o glicogênio armazenado e faz com que o surfista não tenha a mesma resistência e desempenho na sua prática esportiva.

Antes de cair no mar procure fazer uma pequena refeição com alimentos ricos em carboidratos, tais como frutas, sucos, torradas, pães, biscoitos, aipim, inhame, batata doce ou beiju. Essa refeição anterior ao surfe somada à reserva de glicogênio da musculatura garantirá energia suficiente para 2 horas de exercício. Se você é um daqueles fominhas e gosta de passar o dia todo pegando onda, a recomendação é sair do mar a cada 2 horas e fazer um outro lanche com alimentos ricos em caboidratos novamente.

As opções de alimentos líquidos, como os sucos de frutas, água de coco e caldos de cana são excelentes porque ajudam a hidratar e também fornecem carboidratos assimiláveis rapidamente, possibilitanto que o atleta possa entrar no mar logo em seguida e não perca o melhor momento do dia. As opções de repositories hidroeletrolíticos prontas para o consumo, como o Gatorade, Marathon e Powerade também podem ser utilizadas, assim como os carboidratos em pó ou em gel à base de maltodextrina, dextrose, frutose e glucose.

Vale dizer que os alimentos fontes de carboidratos devem estar presentes antes e também após a prática do surfe mesmo que não vá surfar novamente logo em seguida. Como este é um esporte que exige muita resistência, força e explosão muscular, os carboidratos deverão ser os principais alimentos na dieta dos seus praticantes.

Aloha e até a próxima matéria.

VEJA TAMBÉM A MATÉRIA " HIDRATAÇÃO NO SURF" .

Khael Medeiros Valadão - CRN5-1572

Nutricionista formado pela UFBA

Especialista em Nutrição Clínica Funcinal

Atua na área da Nutrição Clínica e Desportiva desde 2001

Tel: (71) 8878-6923

khaelvaladao@yahoo.com.br


Comente esta matéria

Comentários
Nenhum comentário realizado até o momento.

voltar topo

URI VALADÃO - BODYBOARDER PROFISSIONAL
SITE OFICIAL 2012 - © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido pela Randernet